Quem era o gato que previu o afundamento do Titanic?
De acordo com Violet Jessop, assistente de cabine do Titanic e sobrevivente de três naufrágios diferentes, um gato branco apareceu no convés do navio quando este estava no estaleiro de Belfast, local onde ficou por espaço de um ano antes de ser jogado fora e enviado para o porto de Southampton, onde iniciou oficialmente o seu primeiro – e único – percurso.
O animal era aparentemente de rua e tinha chegado ao navio por seu próprio pé. Isso fez com que a tripulação tivesse alguma consideração e lhe abrisse um espaço dentro do Titanic. Além disso, deram-lhe um nome: Jenny.
A curiosa história de Jenny, o gato que previu o afundamento do Titanic.
Poucos dias depois de embarcar no transatlântico, Jenny se movia livremente pelo convés do navio. Também foi permitido entrar em seus quartos, salas e corredores, na esperança de que pudesse evitar a proliferação de ratos em espaços comuns, especialmente naqueles que seriam ocupados por pessoas de classe alta.
Jenny: O gato que previu o afundamento do Titanic
No início de abril, Jenny deu à luz uma ninhada de gatinhos. O evento pegou todos de surpresa e a minina foi levada para a cozinha, onde ela e seus pequenos filhotes podiam descansar perto da lareira. O fogueiro irlandês Joseph Mullholland tomou conta dos animais.
No entanto, ao chegar a Southampton, a gata tomou uma decisão estranha: pegou um a um seus gatinhos e levou-os da cozinha para terra firme. Depois de levar o último dos seus filhos, Jenny ficou observando o barco desde o cais. Supostamente, ao notar a tranquilidade com que a gata tinha abandonado a nave, Mullholland acreditou que estava perante um sinal que não deveria deixar passar.
A curiosa história de Jenny, o gato que previu o afundamento do Titanic.
Guiado pelo pensamento dos navegantes, o homem deixou o seu posto no Titanic e ficou no ladrão inglês ao lado de Jenny e seus recém-nascidos 5 dias depois, a notícia do acidente do enorme barco chegou aos ouvidos do fogão. A intuição da gata tinha antecipado uma tragédia e, com isso, tinha salvado muitas vidas felinas e dado sorte ao trabalhador irlandês. Nesse momento começou a lenda do gato que previu o afundamento do Titanic.
Comentários