Pular para o conteúdo principal

Como escolher a casinha certa para o seu cão

Inúmeras são as opções no mercado,mas poucas oferecem os requisitos fundamentais para o conforto e segurança do seu cão

O seu cão tem casinha? Entenda por que ele deve ter uma e saiba como prepará-la para obter melhores resultados
(Esta é uma casa "inteligente",tem entrada lateral,o que protege o animal da chuva ,sol e vento,teto removível que permite fácil limpeza,forro interno preso de forma a não permitir o animal retire. http://www.doghouseplans.com/)

Para os cães, a casinha é mais do que proteção contra o vento e a chuva. É o lugar em que se sentem completamente protegidos, um espaço realmente deles. Portanto, até mesmo o cão que vive dentro de casa ou em apartamento deve ter casinha. Mesmo que não a use constantemente, o simples fato de ela estar lá proporciona a tranqüilidade emocional de saber que há abrigo disponível para ser usado quando for preciso.

Conforto emocional
(Casa com formato de toca)

Cães são animais de toca. Isto é, costumam preferir dormir e relaxar em pequenas tocas. Dentro delas se sentem protegidos do mau tempo e do ataque de outros animais. Mesmo dentro de casa, onde estão protegidos contra esses perigos, os cães continuam querendo uma toca por necessidade instintiva. Eles gostam de ter um esconderijo ao qual recorrer em noites de trovoadas ou quando sentem dores ou querem comer um osso em paz, entre outras situações.
O fato de um cão passar anos sem casinha própria não significa que ele não adorará ter uma, mesmo que a adaptação demore algum tempo.

Tamanho
(É muito importante acertar na escolha do tamanho para que não fique nem grande ou pequena demais)

Ao contrário do que muita gente acredita, os cães preferem casinhas a mansões. Para eles, tocas apertadinhas conferem mais segurança do que espaços amplos. Por isso, compre uma casinha com espaço suficiente apenas para o cão ficar em pé e dar suas voltinhas antes de deitar-se. Caso seja um filhote, pode ganhar uma casinha de tamanho adequado para quando se tornar adulto, mas com uma divisão provisória que permita expandir a área disponível à medida que ele cresce.

Localização
Casinhas externas devem proteger o cão do vento e da chuva. Por isso, verifique se a casinha e o local escolhido para colocá-la agüentariam uma tempestade, situação na qual o seu cão mais precisará de abrigo.

( Esse é o interior de uma casa para ambientes externo no seu formato ideal.
Note a divisória interna, o que cria uma área mais isolada, onde o cão irá dormir. Observe ainda o acabamento nos cantos internos. Não existem frestas ou locais que poderiam acumular sujeira, bactérias, pulgas, etc. Isso é conseguido fazendo-se uma mistura (massa) com pó-de-serra e cola (enchimento de madeira). Esse último detalhe é muito importante para a higiene do ambiente. http://www.doghouseplans.com/)

Se não houver possibilidade de proteger a casinha do sol nas horas mais quentes, adquira uma com isolante térmico.
(Casa Ecológica-Feita a partir de chapa reciclada de resíduo de embalagem longa vida e compactada com alta temperatura.
Segundo o fabricante é impermeável, lavável, anti-fungos, anti-mofo, não tóxica, semi-acústica,desmontável 
100% ecológica e térmica. 
http://www.pencoecologica.
com.br/)

Como o cão gosta de estar perto do grupo dele, ou seja, de seus proprietários, a casinha deve ficar o mais perto possível de onde ele consegue nos ver ou de onde nos estará aguardando. Cães que ficam do lado fora, por exemplo, gostam de se deitar próximo à porta e não no fundo do quintal. O lugar ideal para colocar a casinha é, portanto, bem próximo do local de entrada e saída das pessoas.


Casa prática que permite fácil mobilidade e higiene

Cães que ficam dentro de casa também querem estar perto de nós. Nesses casos, deixe a casinha próxima à porta ou à janela que proporcionem maior contato com as pessoas da casa. Se o cão tiver livre acesso aos cômodos, coloque a casinha onde as pessoas mais ficam, como na sala ou no quarto.

Aromatização

(Deixar uma peça de seu uso pessoal na casinha de seu cão quando for se ausentar,pode dar-lhe conforto)

O “perfume” que mais contribui para a sensação de segurança dos cães é o cheiro do dono. Basta você esfregar a mão na sua própria pele e, em seguida, no pano que colocará dentro da casinha para o cão deitar-se em cima. Nosso cheiro é tão importante para os cães que, quando estão inseguros ou sentem a nossa falta, procuram deitar-se justamente em cima dos lugares com o nosso odor, como o nosso travesseiro, o sofá onde sentamos e o nosso assento no carro.

Endereço móvel
(As caixas de transporte também podem ser utilizadas em ambientes protegidos,ideal para cães de pequeno porte que sempre acompanham seus donos nas viagens)

Por ser um ponto de referência, que ajuda o cão a não se sentir tão inseguro ou abandonado em um novo ambiente, a casinha pode e deve ir junto com ele quando for levado para um local desconhecido. Um jeito muito prático de resolver o assunto é adotar, como casinha, a própria caixa de transporte do cão.

Limpeza
(É de grande importância ter acesso fácil a parte interna da casa para que seja higienizada,neste caso o teto removível é fundamental.
 Forros e colchonetes devem ser de material de fácil limpeza
Higiene é fundamental. Procure, portanto, uma casinha que possibilite boa limpeza."

RESUMINDO ,ESTES SÃO OS CUIDADOS BÁSICOS NA ESCOLHA E
NA LOCALIZAÇÃO DA CASA :
- Material deve ser não tóxico (cuidado com tintas e acabamentos)
- Não ter farpas (no caso das de madeira,devem estar bem lisinhas,lixadas)
- Se para área externa devem ter material térmico
divisória interna ou porta deslocada para lateral,oferecendo melhor proteção em caso de vento e chuva.
- Coloque suporte embaixo da casinha,isolando-a da unidade do solo
- O ideal é que o telhado seja removível para facilitar a limpeza interna e desmontável para que seja mais fácil de transportar.
- Quanto ao tamanho, ela não deve ser tão grande quanto muitos pensam, o tamanho ideal deve ser medido pelo cachorro, ele deve conseguir ficar de pé dentro da casa e também conseguir dar uma volta dentro dela
- Importante colocar colchonetes,cobertores,em fim paninhos para que fiquem bem aconchegantes
- Quanto a localização deve estar sempre próxima a onde possam ver as pessoas da família e a movimentação da casa para que não se sintam só.

Post adaptado de ::Casinha de cachorro Dr Pet(Revista Cães & Cia, n. 340)
Post de :Denise Dechen
Blog :dicaspeludas.blogspot.com.br
FONTE:http://dicaspeludas.blogspot.com.br/2011/09/detalhes-fundamentais-para-voce-acertar.html

Comentários

DICAS PELUDAS disse…
OLá,fico feliz que tenha gostado e esteja divulgando o post que fiz para o meu BLOG DICAS PELUDAS,pois foram dias pesquisando, selecionando, traduzindo e adaptando inúmeros sites, como você viu, só ficou faltando os devidos créditos.
Post de :Denise Dechen
Blog :dicaspeludas.blogspot.com.br
FONTE:http://dicaspeludas.blogspot.com.br/2011/09/detalhes-fundamentais-para-voce-acertar.html

Agradeço desde já sua atenção em reparar a falta.
Att,
Denise Dechen
DICAS PELUDAS disse…
Enviei um coment sobre este post em relação aos créditos, vi que clicando na chamada vai para o Blog, e entendi qual o equivoco. Realmente dá a entender que o Post é do cão cidadão.
Usei sim o texto dele como mencionei para orientação,mas por trás tem dias de pesquisas (que sempre faço),e que resultou nas fotos e sites que melhor traduziam em exemplos o que queria passar a meus leitores.
Mais uma vez grata pela atenção,
Denise Dechen

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de mobília geniais

 Que tal estas ideias na sua decoração?

Proposta obriga restaurantes e similares a apresentar os ingredientes dos alimentos fornecidos

Proposta obriga restaurantes e similares a apresentar os ingredientes dos alimentos fornecidos O Professor Galdino (PSDB) protocolou no dia 06 de setembro um Projeto de Lei que dispõe sobre a apresentação dos ingredientes dos alimentos fornecidos por restaurantes, bares e similares. A proposta apresentada pelo parlamentar visa atender a crescente demanda de vegetarianos e veganos que reivindicam a possibilidade de saber se aquilo que estão ingerindo possui origem animal, por questões éticas, ambientais e de saúde. Ainda, pessoas que possuem doença celíaca, diabetes, intolerância à lactose dentre outras alergias a determinados alimentos serão beneficiadas, pois poderão saber exatamente o que estarão ingerindo. De acordo com pesquisa feita na UNICAMP, cerca de 40% dos brasileiros tem um grau de intolerância à lactose. Outro estudo, da UNIFESP, indica a existência de 1 pessoa a cada 214 com intolerância à glúten, uma proteína encontrada no trigo, na cevada e no centeio, o que