Pular para o conteúdo principal

Como cuidar dos filhotes de cachorro




Como cuidar dos filhotes de cachorro



Foto: Evelyn Cristina
A maioria das pessoas adota cãezinhos ainda bem novos… Mas será que todo mundo sabe como cuidar corretamente desses filhotes?
Aqui temos algumas dicas pra não errar com o seu cachorrinho:
A primeira coisa a se fazer, é ter consciência de que é difícil para um filhote, se separar da mãe. Geralmente a partir dos 45 dias de vida você já pode separá-lo, mas ajude-o a superar. Deixe um objeto pessoal seu com ele na caminha ou casinha. Pode ser uma roupa, um sapato velho, qualquer coisa que tenha seu cheiro. Isso o ajuda a não sentir-se sozinho, e o acalma. Provavelmente, ainda assim, ele irá chorar durante a noite, mas logo se acostuma. Tenha paciência.
Leve o filhotinho ao veterinário regularmente, para que ele possa te orientar sobre quais as vacinas o cãozinho deve tomar, e o intervalo entre elas. A vacinação é muito importante nos primeiros meses de vida, então faça o possível para deixar todas em dia.
É importante que ele seja vermifugado logo, para que seu crescimento não seja comprometido. O filhote deve ser desverminado com vermífugo líquido com 30 dias de vida, e a desverminação deve ser repetida a cada 30 dias, até completar 6 meses. Depois disso, converse com o veterinário para que ele te oriente sobre os intervalos entre cada desverminação. Geralmente, é recomendado dar algum vermífugo ao cachorro a cada 3 meses.
A partir de 45 dias de vida, você já pode começar a dar banho e ração para seu filhote. Banhos são sempre com sabão de côco ou shampoo neutro. Use sempre água morna, e coloque algodão nos ouvidos, para evitar a entrada de água. Nunca dê banhos com shampoos anti-pulgas antes dos 6 meses, você pode intoxicar seu cão.
Filhotes até os 3 meses devem comer 4 vezes ao dia, e a partir do 4º mês, você pode dar ração 3 vezes ao dia. Mesmo que o filhote rejeite a ração nos primeiros dias, insista. Não tente dar nenhum tipo de comida, uma hora ele vai acabar comendo a ração e se acostumando com isso. Nunca dê ração de cão adulto, essa ração deve ser dada apenas quando o cão completar 1 ano.
Deixe os potes de água e ração próximos à caminha dele, e coloque algumas folhas de jornal um pouco longe, para fazer as necessidades.
Dica: Deixe sempre uma folha de jornal com xixi por baixo das outras limpas, assim ele se acostumará com o cheiro e fará as necessidades sempre no mesmo lugar.
Importante: O cão só pode começar a sair de casa quando estiver com as vacinas em dia!
Fonte: Bagarai

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de mobília geniais

 Que tal estas ideias na sua decoração?

Como escolher a casinha certa para o seu cão

DETALHES FUNDAMENTAIS PARA VOCÊ ACERTAR NA ESCOLHA DA CASA DE SEU CÃO Inúmeras são as opções no mercado,mas poucas oferecem os requisitos fundamentais para o conforto e segurança do seu cão O seu cão tem casinha? Entenda por que ele deve ter uma e saiba como prepará-la para obter melhores resultados (Esta é uma casa "inteligente",tem entrada lateral,o que protege o animal da chuva ,sol e vento,teto removível que permite fácil limpeza,forro interno preso de forma a não permitir o animal retire.  http://www.doghouseplans.com/ ) Para os cães, a casinha é mais do que proteção contra o vento e a chuva. É o lugar em que se sentem completamente protegidos, um espaço realmente deles. Portanto, até mesmo o cão que vive dentro de casa ou em apartamento deve ter casinha. Mesmo que não a use constantemente, o simples fato de ela estar lá proporciona a tranqüilidade emocional de saber que há abrigo disponível para ser usado quando for preciso. Conforto emocional ...

Xixi de gato no sofá?

  A primeira coisa a fazer ao perceber que seu gato fez xixi no sofá, por exemplo, é retirar o excesso de líquido com algo absorvente, como papel toalha. Coloque-o sobre a urina e deixe que absorva bem. Não esfregue o local, porque isso pode fazer com que o líquido fique mais impregnado. Feito isso, basta usar uma destas receitas caseiras a seguir e salvar seus móveis e objetos. Ah, se o xixi já estiver seco quando perceber, é só pular a parte do papel toalha e ir direto para as misturas.  Água oxigenada com vinagre, bicarbonato e detergente. Junte 200 ml de água com 100 ml de vinagre branco e espalhe sobre a superfície a ser limpa, deixando atuar por 3 a 5 minutos. Retire o excesso com papel absorvente e polvilhe um pouco de  bicarbonato de sódio  para que absorva a urina. Misture 4 colheres de chá de água oxigenada de 10 volumes com um 1 colher (chá) de detergente de lavar louça e distribua a mistura por cima do bicarbonato. Esfregue com um pano e retire o excesso ...